Dicas e Turismo

Parceria: Blogueiros e Hostelling International

Desde o dia 24 de setembro de 2011, uma parceria muito importante e proveitosa para o mundo do turismo foi firmada, graças a união de esforços entre a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e a Hostelling International (HI), através da Federação Brasileira dos Albergues da Juventude (FBAJ).

Além dos blogueiros receberem suas carteirinhas como membros credenciados da rede, poderão ficar hospedados gratuitamente nos albergues associados nos países das Américas. Grande gol para o turismo! Dessa forma, muitas viagens idealizadas por esses profissionais serão viabilizadas e muito bom conteúdo vai surgir na internet. Os blogs de viagem tão bem escritos, passarão a ter muito mais dicas para ajudar os futuros viajantes e consequentemente, movimentar a máquina do turismo.

Para quem não sabe, o conceito de “alberguismo” foi criado por essa rede, a HI. E com a expertise que ela reuniu ao longo desses anos, atingiu hoje o status de maior rede de hospedagem econômica mundial, apresentando números como 4 milhões de associados e mais de 4.000 estabelecimentos no mundo.

E a RBBV, por sua vez, consiste em uma comunidade de 180 blogueiros que fazem maravilhosamente bem o trabalho de promover em seus blogs, destinos nacionais e internacionais. A troca de experiência que iniciou através das redes sociais, em 2012 ganhou um site aberto ao público, cujo objetivo é aproximar dos temas discutidos, leitores, simpatizantes e a própria mídia.

Nosso querido membro da RBBV Pedro Serra, que também é jornalista e editor do blog Sem Destino, foi o responsável por firmar esse acordo. E essa parceria é na verdade um reconhecimento da divulgação do turismo nacional e internacional feito por bons blogs e bons blogueiros.

Pedro diz que “Lutamos muito pela profissionalização da blogsfera de viagem e pelo reconhecimento dos blogs como um canal de mídia importante na divulgação dos destinos”, e vê nessa parceria a coroação de um trabalho iniciado em novembro 2011 com a criação da RBBV.

Carlos Augusto Silveira, presidente da FBAJ, acredita muito na importância dos blogueiros de turismo e a influência desta na tomada de decisão de outros viajantes independentes. Segundo ele “cada vez mais os blogueiros fazem parte do trade. É neles que as pessoas se inspiram para viajar”. E completa ainda dizendo que “As opiniões honestas dos blogueiros também nos ajudarão na melhora da qualidade dos nossos serviços”.

Com certeza, é para isso que estamos aqui. Para ajudar a divulgar lugares que merecem ser visitados e formas de fazê-lo, mesmo para quem está com a grana curta para isso. Damos as dicas, mostramos os caminhos das pedras, e nos deliciamos em contar as nossas experiências. Dessa forma, queremos que o turismo cresça de forma sustentável e que o direito de ir e vir de um cidadão signifique mais do que isso. Que ele vá sim, mas que retorne com muita cultura no bolso, muitas histórias em sua mochila e indescritíveis experiências nas solas de seus sapatos.


Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post.

Desculpe, comentarios encerrados no momento.

    veja também

twitter

Me on Google+