Salar de Uyuni – Segundo dia
Em nosso segundo dia de tour no Uyuni, acordamos cedo, por volta das 6h, tomamos nosso café da manhã no refúgio onde passamos a noite e fomos rumo a Árbol de Piedra.
Além dessa famosa formação onde todos tiram pelo menos uma foto, existiam outras que sofreram a ação dos fortes ventos dessa área, e acabaram adquirindo formas bem interessantes. Era possível escalar algumas e ter uma linda vista do alto.
Depois seguimos por um caminho bem complicado, onde qualquer coisa que não fosse 4×4 não passaria. Uma espécie de mini vale, estreito, com água e um pouquinho de gelo. Era preciso passar por ali para chegar às lindas Lagunas Altiplanicas. Passamos primeiro pela Laguna Honda (na minha opinião, a segunda mais bonita depois da Colorada), seguimos para a Laguna Chiarcota, depois Hedionda e por último, Laguna Cañapas, onde fizemos a pausa para nosso almoço, feito no próprio jipe.
Em cada uma delas tínhamos um tempo para descer e tirar umas fotos. O Louis nos deixava em um ponto, seguia de carro e nos esperava mais a frente, para fazermos o caminho a pé e desfrutarmos da paisagem.
Na Laguna Chiarcota existia um hotel e pelo que observamos estava em funcionamento. Foi a primeira hospedagem que vimos, pelo caminho que fizemos, depois de sair do nosso primeiro refúgio.
O almoço que o Louis nos serviu, tinha sido preparado em nosso primeiro refúgio e dado a ele antes de sairmos. E devo dizer que, como eu temia, a comida foi servida fria… O que eu particularmente abomino. Mas com a fome que estávamos e o tipo de comida que foi servida. Eu, fresca do jeito que sou, digo que passei muito bem e achei tudo muito saboroso.
Enquanto caminhávamos pela Laguna Cañapas, Louis posicionou o seu jipe junto aos outros e começou a preparar nossa refeição. Nos foi servido arroz, atum, salada com milho, queijo, abacate, tomate, pepino e para sobremesa, maças.
Foi muito gostoso almoçar, sentada em uma pedra qualquer, com aquela paisagem linda a sua frente! Algo inesquecível.
Após essa pausa, seguimos para o Salar de Chiguana (nada atraente como o do Uyuni), fizemos algumas fotos e fomos em direção ao povoado de San Juan. Neste povoado você tem a chance de comprar alguma coisa como snacks, bebidas, luvas ou acessórios de emergência.
Depois dessa última parada, seguimos para o hotel de sal onde jantaríamos, passaríamos a noite e no dia seguinte, sairiam lágrimas dos meus olhos ao conhecer, finalmente, o Salar do Uyuni.
O hotel encontra-se em uma das bordas do salar e assim que chegamos e colocamos as mochilas em nosso quarto, um lanchinho já nos foi servido.
Depois, o Louis, diferente dos outros motoristas, nos fez subir um morro que ficava atrás do nosso hotel, para ver o quão grande era o salar (uma espécie de mirante) e para colhermos e experimentarmos a fruta do cacto. Saborosíssimo. Recomendo a degustação.
Descemos e fomos tomar banho. E aqui você paga cerca de 10 bolivianos para utilizar o chuveiro que às vezes esquenta e esfria, cai em fio ou um pouco mais forte. Mas era o máximo de estrutura que poderíamos ter pela própria condição natural da região.
Às 20h o jantar foi servido e logo depois, cama. Iríamos levantar mais cedo do que nunca. O Louis nos propôs acordar mais cedo que o roteiro nos indicava, para ver o sol nascer no esplendoroso Salar do Uyuni.
Dicas
– Dependendo da força da água e do tamanho do seu cabelo, não vai rolar de lavar os cabelos por lá. Mesmo porque, você não pode demorar muito pois vai ter muita gente para tomar banho e a água pode acabar. Então, lave bem seus cabelos antes de cruzar a fronteira Chile-Bolívia e seja um dos primeiros a entrar no chuveiro. Devo dizer, nesse caso, que tivemos preferência pela operadora que utilizamos. E já tínhamos pago antes pelo uso.
– Leve um cadeado para fechar a porta do seu quarto quando sair para tomar banho e jantar. Nada aconteceu quando estivemos por lá, mas não custa prevenir.
Links externos
Fizemos nosso tour pelo Uyuni com a operadora www.worldwhitetravel.com
Seja o primeiro a comentar
Ninguem comentou ainda.
RSS feed for comments on this post.
Desculpe, comentarios encerrados no momento.